Porto

JUNTOS PARA UMA CIDADE DE PARTILHA CIRCULAR!

Mora ou trabalha no Porto e tem interesse em partilha ou sustentabilidade? Tem conhecimento de organizações locais que são ativas na economia colaborativa e / ou economia circular? Se assim for, precisamos de si!

Precisamos da sua ajuda porque estamos a trabalhar em algo excepcional. À escala europeia, cidadãos como você estão a desenvolver uma nova economia e um ambiente de convivência mais sustentável e social. A economia colaborativa conecta pessoas diretamente umas com as outras, permitindo-lhes partilhar, emprestar, trocar ou alugar todos os tipos de mercadorias. Pense, por exemplo, na FlatCrasher, que disponibiliza salas não utilizadas para aluguer; ou na Re-Food, uma plataforma que ajuda a impedir o desperdício de alimentos, tornando-os partilháveis. A economia circular possibilita novos modelos de negócios nos quais o desperdício de uma empresa ou de um cidadão é um recurso para outra pessoa. A Smart Waste Portugal e muitas outras plataformas que permitem a reutilização de peças e produtos, como as B-Parts, são bons exemplos. Se combinar a economia colaborativa com a economia circular, surgirão oportunidades únicas para as nossas cidades, a sociedade, as empresas e o meio ambiente.

O Porto trabalha com cidades da Bélgica, Itália, Eslovénia, Grécia e Holanda para utilizar as oportunidades de uma economia circular colaborativa. O objetivo deste projeto é possibilitar que os cidadãos, empresários e governos locais dessas cidades aprendam com as experiências dos outros e explorem como os governos europeus e locais poderão melhor desenvolver a economia local de partilhamento circular. Desempenha um papel ativo na partilha local e / ou economia circular e pretende aumentar o impacto da sua organização partilhando conhecimento e experiências com outros cidadãos dentro e fora do Porto? Se sim, registe-se agora!

Especificamente importante para o Porto: estilos de vida circulares urbanos

Casa das cidades participantes está a explorar sua economia circular colaborativa em geral, mas também está a prestar especial atenção a desafios ou oportunidades locais específicas. O Porto pretende facilitar aos seus cidadãos um estilo de vida circular. Portanto, se a sua organização contribui para esse objetivo e faz parte da economia partilhada circular local – REGISTE-SE.

Por que participar?

Ao participar neste projeto:

  • será capaz de aprender com iniciativas (similares) e organizações de Maribor e outras cidades europeias;

  • estará a ajudar organizações e projetos de perto e de longe;

  • estará em contato direto com os legisladores;

  • estará a fazer cumprir em que está a trabalhar!

O que faremos com a sua contribuição

Faremos o nosso melhor para disponibilizar as suas experiências e ideias, assim como as experiências e ideias de várias cidades europeias, de uma forma que seja praticamente útil para si, as pessoas e as organizações da sua cidade e as instituições governamentais locais e europeias. A sua contribuição permanecerá anónima, a menos que nos dê permissão para revelar as suas informações pessoais. Aprendendo uns com os outros, evitamos ter de reinventar por completo a roda e possibilitamos que os bairros do Porto e das cidades da Europa beneficiem das oportunidades da economia colaborativa circular mais rapidamente.

Quer aprender mais sobre este projeto? Clique aqui (ENG).